quinta-feira, maio 11, 2006

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio




"Museus e os Jovens " é o tema de reflexão proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) este ano para a 28ª edição do Dia Internacional de Museus , celebrado no dia 18 de Maio em todo o mundo.

Em Portugal os museus dependentes do Instituto Português de Museus e os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus associam-se de forma muito expressiva a esta data, promovendo iniciativas que se estendem ao longo de todo o mês de Maio.

Subordinado ao tema "Museus e os Jovens", esta comemoração destaca uma função basilar dos museus, a comunicação, que se reflecte numa enorme variedade de actividades desenvolvidas na programação: desde a inauguração de exposições e a promoção de visitas guiadas, até à animação de rua, conferências, espectáculos de música, dança, teatro e multimédia, projecção de filmes, concursos e oficinas.

A programação dos museus para o Dia Internacional dos Museus coloca em destaque o seu dinamismo enquanto instituições culturais que procuram ir ao encontro dos públicos jovens e estabelecer formas inovadoras de diálogo com as novas gerações.

Noite dos Museus – 20 de Maio

No próximo dia 20 de Maio, decorre a "Noite dos Museus", iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês e que actualmente se estende aos países europeus.

Os museus vão abrir gratuitamente as suas portas até por volta da 1h00, oferecendo um conjunto de eventos e de animações que pela sua variedade, originalidade e riqueza irão certamente fazer despertar um outro olhar num público mais vasto.

Neste ano a pluralidade de iniciativas para celebrar a Noite dos Museus é muito variada, registando-se um aumento da oferta de actividades que convidam à visita ao museu de forma diferente, acompanhadas de espectáculos, desfiles e conferências.

No âmbito destas celebrações, a entrada nos Museus do IPM será gratuita entre 18 e 20 de Maio. A programação das actividades es tá disponível em www.ipmuseus.pt na internet dos museus e no portal da RPM www.rpmuseus-pt.org.

Ainda por ocasião desta Comemoração, de 13 a 24 de Maio, terá a oportunidade de na compra de um P asse dos Museus do IPM – 2, 5 ou 7 dias – ter 20 % de desconto nas publicações e produtos do IPM à venda nas lojas dos museus do Instituto, e na Loja de Museus situada no Palácio Foz, em Lisboa.

Qualquer questão adicional contactar:
Maria Forjaz
Divisão de Divulgação e Formação
Instituto Português de Museus
Tel.: 213650865 TL 913606160 Fax: 21 3647821
mforjaz@ipmuseus.pt