quinta-feira, maio 04, 2006

Serei macho serei fêmea…



Esta é uma questão que me tem sido colocada tanto por divindades colegas como por outros seres que aqui não é mister abordar. Que dirás tu terráqueo?

Serei macho, positivo, solar, activo, Homem portanto?

Ou serei fêmea, negativo, lunar, passivo, Mulher por outro tanto?

Os alquimistas, esses loucos que, entre vós, melhor me conhecem chamam-me de argento-vivo, pois foi essa a correspondência que encontraram para me caracterizar no vosso planeta. Mas além de argento-vivo, chamam-me de matéria prima… ah bom! Agora já estamos a chegar a algum lado… matéria prima… a matéria essencial, a primeira de todas as coisas, aquilo de que tudo advém… e ao qual tudo retorna por sinal…

Por Pedra Filosofal me conhecem os mais velhos… na arte de querer saber mais. Pois ali também me encontro, saibam eles discernir-me do enxofre, meu companheiro de longas labutas…

Sou como já deveis ou deveríeis saber, junto do enxofre e do sal, um elemento filosófico, um dos princípios do Universo, uma das matérias primas que tudo faz girar em movimento centrífugo e centrípeto, em afastamentos e aproximações irregularmente constantes à Verdade!

Não me prendas terráqueo, não me segures ser inferior, lê-me, estuda-me, observa-me, mas nunca, nunca, me segures… a minha volatilidade não se coaduna com a tua materialidade! No entanto, se iniciares um caminho, lá estarei para te fazer companhia, ao lado, à frente e atrás, contigo, volátil, spiritual…

Oponho-me ao Sol
Oponho-me a Marte
Oponho-me a Júpiter
E a Urano

Oponho-me ainda a Vénus
Oponho-me a Saturno
E a Neptuno

Oponho-me por inerência à minha natureza, pois sou Sol e Vénus, Marte e Saturno, sou Júpiter, Urano e Neptuno… Sou todos e não sou nenhum… sou macho e sou fêmea… sou elo de amor alquímico entre contrários!

Eis-me, o elemento primordial de que tudo vem e para o qual tudo vai…